Quem era grande continua grande: PT, MDB, PP, PDT, PSDB, PRD

Como faz regularmente, a coluna visita o site do Tribunal Superior Eleitoral para consultar a quantas anda a militância oficial. Isto é, os filiados aos partidos políticos. Embora se saiba que parte deles é meramente cartorial, e há gente, sim, há, que sequer tem conhecimento de sua filiação, trata-se de indicador importante sobre o tamanho de cada agremiação.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp 

Aliás, tomando por base o país inteiro, se tem exatos 16.100.762 eleitores alistados em partidos políticos, segundo o TSE, somados 5.571 municípios brasileiros e 140 localidades no Exterior. Pouco menos de 10% do total de eleitores. No Rio Grande do Sul, o percentual é maior. São 1.298.304 em 497 municípios, o que significa cerca de 15%, sobre o total de eleitores (pouco menos de 9 milhões).

 
Santa Maria, por sua vez, tem mantido relativa estabilidade. Eram 25.710 filiados em fevereiro, e, em dezembro, estavam formalizados 25.491 eleitores filiados. Algo como 12% do eleitorado total.

Grandes e grandão

De todo modo, mantém-se também o número de filiados por partido (confira na imagem que ilustra esta nota). E quem era grandão, caso do PT, com seus 6.348 militantes formalizados, continua do mesmo tamanho, com 25% do total, bem longe do segundo colocado, o grande MDB, que tem 3.327 (13%). Seguem-se, na mesma ordem do início de 2025, os mesmos partidos. Praticamente empatados no terceiro e quarto lugares estão o PP, com 2.651, e o PDT, com 2.645 filiados.

 
Também oficialmente na categoria de partidos grandes, por conta do número de filiados, nota-se uma clara anomalia. Está em quinto lugar o PSDB, com 1.989 alistados, e o PRD, com 1.711. Esses números, porém, não se sustentam na realidade. Parte significativa do tucanato está já se dirigindo no rumo do PSD (que tem hoje apenas 596 filiados), e o PSDB tende a se reduzir significativamente em Santa Maria.

Já o PRD, partido que juntou os falecidos PTB e Patriota, há pouco mais de dois anos, claramente mantém o residual do petebismo, outrora forte, inclusive com dois edis, que hoje sequer estão na sigla.
Resumo da ópera: a cidade comporta, no que toca a filiados, um partido muito grande, o PT, e cinco partidos apenas grandes – MDB, PP, PDT, PSDB e PRD – com as devidas ressalvas em relação aos dois últimos.

Ficou para 2026
A grande pendência petista atravessa dezembro e chega a 2026 sem uma solução aparente. Cada qual com sua legitimidade, três graúdos militantes querem virar candidato a deputado estadual. Na ordem alfabética, Helen Cabral, Sidinei Cardoso e Valdir Oliveira. Todos fazendo campanha fervorosa para Paulo Pimenta ao Senado e sonhando na dobradinha com Valdeci Oliveira, que concorre a deputado federal.

Ruído na relação?
Liderança importante no emedebismo fez cara triste ao papear com o colunista. Queria confirmar a informação aqui publicada, semana passada, sobre o destino eleitoral de Giuseppe Riesgo (foto). O novista concorre à Assembleia, se não for o vice de Luciano Zucco, do PL, na disputa pelo Piratini. Diz o líder: “pois é, tínhamos um acordo em que ele não viria a estadual. Mas, enfim, como se diz, a política é dinâmica”. E é, mesmo.

Médios “com grife"
Por sua conta e risco, em relação ao trabalho sobre o número de filiados, o colunista nomeia duas categorias de partidos na cidade. Há os médios “com grife” e os pequenos “metidos”. Na primeira categoria estão UB (1.495 filiados), PL (995) e Republicanos (882). O UB com um edil, Marcelo Bisogno; e os outros com dois, respectivamente Tubias Callil e João Ricardo Vargas, e Alexandre Vargas e Guilherme Badke.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Pequenos “metidos”
Já na outra categoria, são quatro agremiações santa-marienses com poucos filiados, mas são “metidos” e também têm bancada no Legislativo municipal. Cada qual conta com um edil eleito. A saber: PSol, com 351 filiados; PC do B, 335; Podemos, 266; e Novo, 193 filiados. E os vereadores são, respectivamente, Alice Carvalho, Werner Rempel, Tony Oliveira e Luiz Roberto Meneghetti.

Para fechar!
Dos 30 partidos com existência legal em Santa Maria, conforme o site do TSE, nada menos que nove têm no máximo 30 eleitores filiados. Aliás, deles dois têm um único alistado e outros dois menos de 10. Confira a seguir a relação com as agremiações minúsculas da cidade e o seu número de filiados: Avante (30), Agir (29), PSTU (18), PRTB (12), PCB (9), PCO (6), UP (5), Missão (1) e PMB (1).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Claudemir Pereira

POR

Claudemir Pereira

Quem era grande continua grande: PT, MDB, PP, PDT, PSDB, PRD Anterior

Quem era grande continua grande: PT, MDB, PP, PDT, PSDB, PRD

Em quatro questões, o que pensa o presidente do MDB, Igor Severo Próximo

Em quatro questões, o que pensa o presidente do MDB, Igor Severo

Claudemir Pereira